Como aumentar as visitas no blog: 7 dicas comprovadas para ter sucesso
Você iniciou um blog ou pretende iniciar, mas não tem ideia de como irá conseguir pessoas para consumir o que você escreve? É comum ter esse tipo de dúvida, por isso vou te esclarecer algumas noções básicas fundamentais para entender os tópicos seguintes.
Existem duas categorias principais que são:
1-Tráfego Orgânico
Esse tipo de acesso é aquele que vem das pesquisas ou redes sociais, onde a pessoa escreve alguma pergunta ou palavra-chave na barra de pesquisa, seu site aparece e ela clica para saber mais. Não precisa investir dinheiro para que ele fique bem posicionado, exige apenas o conhecimento sobre SEO.
2-Tráfego Pago
São aqueles anúncios que aparecem na sua tela quando você está assistindo um vídeo no YouTube ou está navegando no Instagram, Facebook, etc.
Nesse é necessário investir dinheiro para que os anúncios apareçam para pessoas interessadas naquele assunto.
Confira ➨ Como criar um blog passo a passo
Salve no Pinterest!
Como aumentar as visitas no blog
Agora que você já sabe essa diferença, vamos para às dicas para aumentar as visitas no blog:
1- SEO (Search Engine Optimization - Otimização para mecanismos de busca)
Ao contrário do que muitos pensam, ter um blog não é só sair escrevendo o que dá na telha sem nenhum tipo de otimização. Principalmente se você ainda não tem acessos no blog, é necessário saber algumas dicas importantes para ser encontrado nas buscas do Google, Bing e Yahoo.
O SEO é um conjunto de ações estratégicas que você faz para otimizar seus artigos e seu blog, assim fica mais fácil para os mecanismos de buscas identificarem e posicioná-los nas primeiras páginas do Google.
Consequentemente, se você fica bem posicionado tem mais cliques e mais chance de vender algum produto que anuncia.
Você sabia que o primeiro site que aparecem na busca do Google recebe 31,7% de todos os cliques?
De acordo com a pesquisa do Backlinko esse resultado é real e ainda relataram que o 1º resultado na busca tem 10 vezes mais chance de receber cliques do que o que está em 10 posição.
Veja isso ➨ Método que te ensina a posicionar na primeira página do Google com SEO
2- Escreva um conteúdo interessante e útil
Dificilmente pessoas acessam um site aleatoriamente. A maioria das vezes tem um propósito, como: descobrir uma solução para um problema ou uma curiosidade, e você deve partir desse princípio para começar a escrever.
Tenha em mente qual o nicho do seu blog, quais as dores da sua audiência e como resolver os problemas deles. Essa é a fórmula perfeita para prender a atenção e fazer com que fiquem até o final, podendo até interagir através de um comentário ou compartilhar essa informação que ajudou o seu leitor.
Aposte em tutoriais, dicas e resenhas, esses formatos costumam atrair visitas constantes.
Lembre-se de acrescentar uma chamada para ação no fim do post, assim fica mais evidente para quem está lendo compartilhar para ajudar outras pessoas.
3- Pinterest
Como já falei antes, o Pinterest é um mecanismo de busca muito eficaz e para você ter noção ele representa cerca de 70 % dos acessos do meu blog.
Ele é tão maravilhoso que me ajuda a ganhar dinheiro com o Google Adsense e também marketing de afiliados quando gero tráfego para um artigo de conversão.
Se você ainda não usa o Pinterest como uma das estratégias principais para o seu negócio online, está perdendo a oportunidade de multiplicar seus resultados. Então crie uma conta comercial já e comece a postar seus pins.
Se não faz ideia de como começar a usar da forma certa para ter resultados faça como eu, aprenda tudo com o Pinterest Pro. Eu fiz e recomendo, pois foi ele que me fez sair do zero para 20 mil acessos por mês no meu blog.
Salve no Pinterest para ler depois!
Leia também ➨ Como bombar seu perfil do Pinterest
4- Redes Sociais
Instagram e Facebook podem ser seus aliados se você tiver um perfil engajado que já tem interesse naquele tipo de conteúdo vale a pena compartilhar para comparar o retorno, e depois decidir se vale a pena continuar essa estratégia.
Costumo compartilhar em grupos de Facebook que falam do mesmo assunto que o meu post do blog e deixo o link do meu blog na biografia do meu Instagram.
Exemplo: Seu blog é sobre viagem.
Encontre grupos sobre como tirar passaporte, como viajar para os Estados Unidos, como tirar visto e outras alternativas desse tipo.
5- Tenha uma lista de e-mail
Parece uma estratégia ultrapassada, porém é uma das mais eficazes até hoje. Ter o e-mail do seu público facilita na hora de informar sobre um novo conteúdo e também fidelizar aquele visitante.
Além de manter um contato mais próximo, outra tática é fazer eles responderem esse e-mail contando sobre alguma dúvida ou conteúdo que seria interessante fazer um artigo.
Para isso é preciso saber contar uma história envolvente usando gatilhos mentais e com uma estrutura bem montada de copy que gere essa vontade da pessoa responder.
É considerado um canal que fortalece um vínculo de confiança, onde você pode até mesmo vender seus serviços ou vender produtos tornando leitores em clientes.
Saiba + ➨ 5 dicas práticas para capturar leads sem investir
6- Publique com frequência
No início é complicado ter um cronograma de posts e ter dias certos na semana de artigo novo. Uma das minhas maiores dificuldades no início era ideias para criar conteúdo e se as pessoas iam gostar de ler sobre o assunto.
Por isso é importante você anotar suas ideias em um bloco de notas no celular ou planner, levar em conta as dúvidas da sua audiência e se informar sobre tendências do momento para se prevenir desses dias sem criatividade.
Essa frequência para publicar artigos novos, também facilita que os leitores fiquem atentos e voltem naquele dia da semana exato para continuar acompanhando novas informações.
Leitura recomendada ➨ 30 ferramentas gratuitas para criar conteúdo relevante
7- YouTube
Nem todos gostam de aparecer em vídeos por motivo de vergonha, acreditar que não é sua vocação ou travam ao pensar "o que as pessoas vão achar disso?". Entretanto, é perceptível que os vídeos estão cada vez mais em evidência, pois é rápido, prático e fácil de absorver a informação.
Se você não tem vergonha, é uma ótima opção criar um canal e atrelar as informações do blog com o do YouTube, fazendo vídeos de dicas e tutoriais passo a passo.
Leia + ➨ 6 canais que te ensinam a ganhar dinheiro
Conclusão
A cada ano que passa os leitores ficam mais exigentes, os mecanismos de buscas vão atualizando e priorizam a experiência de quem está absorvendo aquele texto. Esta questão é muito benéfica para quem está frequentemente se profissionalizando e prezando por um alto padrão.
Por outro lado, pode ser ruim para quem apenas quer fazer o básico para ganhar uma renda extra. Visto que o básico não irá suprir por muito tempo e essa pessoa acabará ficando para trás.
Também não adianta só ler e não colocar em prática, certo? Anote ideias, analise, crie o artigo e poste para conseguir aumentar as visitas no blog!
Antes de ir, recomendo que compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para ajudar mais pessoas a solucionarem dúvidas.
E se sinta a vontade para tirar suas dúvidas nos comentários!
0 comentários
Deixe seu comentário aqui!