-->

Como aumentar as visitas no blog: 7 dicas comprovadas para ter sucesso

by - novembro 05, 2020

Você iniciou um blog ou pretende iniciar, mas não tem ideia de como irá conseguir pessoas para consumir o que você escreve? É comum ter esse tipo de dúvida, por isso vou te esclarecer algumas noções básicas fundamentais para entender os tópicos seguintes.


Existem duas categorias principais que são:

 

1-Tráfego Orgânico

Esse tipo de acesso é aquele que vem das pesquisas ou redes sociais, onde a pessoa escreve alguma pergunta ou palavra-chave na barra de pesquisa, seu site aparece e ela clica para saber mais. Não precisa investir dinheiro para que ele fique bem posicionado, exige apenas o conhecimento sobre SEO.

 

2-Tráfego Pago 

São aqueles anúncios que aparecem na sua tela quando você está assistindo um vídeo no YouTube ou está navegando no Instagram, Facebook, etc.  

Nesse é necessário investir dinheiro para que os anúncios apareçam para pessoas interessadas naquele assunto. 

 

Confira ➨ Como criar um blog passo a passo

 

Como aumentar as visitas no blog: 7 dicas comprovadas para ter sucesso
Salve no Pinterest!

Como aumentar as visitas no blog  

Agora que você já sabe essa diferença, vamos para às dicas para aumentar as visitas no blog:

 

1-  SEO (Search Engine Optimization - Otimização para mecanismos de busca)

Ao contrário do que muitos pensam, ter um blog não é só sair escrevendo o que dá na telha sem nenhum tipo de otimização. Principalmente se você ainda não tem acessos no blog, é necessário saber algumas dicas importantes para ser encontrado nas buscas do Google, Bing e Yahoo. 

O SEO é um conjunto de ações estratégicas que você faz para otimizar seus artigos e seu blog, assim fica mais fácil para os mecanismos de buscas identificarem e posicioná-los nas primeiras páginas do Google.  

Consequentemente, se você fica bem posicionado tem mais cliques e mais chance de vender algum produto que anuncia.
Você sabia que o primeiro site que aparecem  na busca do Google recebe 31,7% de todos os cliques?
 

De acordo com a pesquisa do Backlinko esse resultado é real e ainda relataram que  o 1º resultado na busca tem 10 vezes mais chance de receber cliques do que o que está em 10 posição. 


Veja isso ➨ Método que te ensina a posicionar na primeira página do Google com SEO


2- Escreva um conteúdo interessante e útil

Dificilmente pessoas acessam um site aleatoriamente. A maioria das vezes tem um propósito, como: descobrir uma solução para um problema ou uma curiosidade, e você deve partir desse princípio para começar a escrever. 

Tenha em mente qual o nicho do seu blog, quais as dores da sua audiência e como resolver os problemas deles. Essa é a fórmula perfeita para prender a atenção e fazer com que fiquem até o final, podendo até interagir através de um comentário ou compartilhar essa informação que ajudou o seu leitor. 

Aposte em tutoriais, dicas e resenhas, esses formatos costumam atrair visitas constantes.  

Lembre-se de acrescentar uma chamada para ação no fim do post, assim fica mais evidente para quem está lendo compartilhar para ajudar outras pessoas.


3- Pinterest

Como já falei antes, o Pinterest é um mecanismo de busca muito eficaz e para você ter noção ele representa cerca de 70 % dos acessos do meu blog. 

Ele é tão maravilhoso que me ajuda a ganhar dinheiro com o Google Adsense e também marketing de afiliados quando gero tráfego para um artigo de conversão. 

Se você ainda não usa o Pinterest como uma das estratégias principais para o seu negócio online, está perdendo a oportunidade de multiplicar seus resultados. Então crie uma conta comercial já e comece a postar seus pins. 

Se não faz ideia de como começar a usar da forma certa para ter resultados faça como eu, aprenda tudo com o Pinterest Pro. Eu fiz e recomendo, pois foi ele que me fez sair do zero para 20 mil acessos por mês no meu blog. 

Como aumentar os acessos do blog
Salve no Pinterest para ler depois!



Leia também ➨ Como bombar seu perfil do Pinterest


4- Redes Sociais

Instagram e Facebook podem ser seus aliados se você tiver um perfil engajado que já tem interesse naquele tipo de conteúdo vale a pena compartilhar para comparar o retorno, e depois decidir se vale a pena continuar essa estratégia. 

Costumo compartilhar em grupos de Facebook que falam do mesmo assunto que o meu post do blog e deixo o link do meu blog na biografia do meu Instagram. 

Exemplo: Seu blog é sobre viagem. 

Encontre grupos sobre como tirar passaporte, como viajar para os Estados Unidos, como tirar visto e outras alternativas desse tipo.


5- Tenha uma lista de e-mail

Parece uma estratégia ultrapassada, porém é uma das mais eficazes até hoje. Ter o e-mail do seu público facilita na hora de informar sobre um novo conteúdo e também fidelizar aquele visitante. 

Além de manter um contato mais próximo, outra tática é fazer eles responderem esse e-mail contando sobre alguma dúvida ou conteúdo que seria interessante fazer um artigo. 

Para isso é preciso saber contar uma história envolvente usando gatilhos mentais e com uma estrutura bem montada de copy que gere essa vontade da pessoa responder. 

É considerado um canal que fortalece um vínculo de confiança, onde você pode até mesmo vender seus serviços ou vender produtos tornando leitores em clientes.


Saiba +5 dicas práticas para capturar leads sem investir


6- Publique com frequência

No início é complicado ter um cronograma de posts e ter dias certos na semana de artigo novo. Uma das minhas maiores dificuldades no início era ideias para criar conteúdo e se as pessoas iam gostar de ler sobre o assunto.

Por isso é importante você anotar suas ideias em um bloco de notas no celular ou planner, levar em conta as dúvidas da sua audiência e se informar sobre tendências do momento para se prevenir desses dias sem criatividade. 

Essa frequência para publicar artigos novos, também facilita que os leitores fiquem atentos e voltem naquele dia da semana exato para continuar acompanhando novas informações. 

 

Leitura recomendada ➨ 30 ferramentas gratuitas para criar conteúdo relevante


7- YouTube 

Nem todos gostam de aparecer em vídeos por motivo de vergonha, acreditar que não é sua vocação ou travam ao pensar "o que as pessoas vão achar disso?". Entretanto, é perceptível que os vídeos estão cada vez mais em evidência, pois é rápido, prático e fácil de absorver a informação. 

Se você não tem vergonha, é uma ótima opção criar um canal e atrelar as informações do blog com o do YouTube, fazendo vídeos de dicas e tutoriais passo a passo.  

 

Leia +  ➨ 6 canais que te ensinam a ganhar dinheiro


Conclusão

A cada ano que passa os leitores ficam mais exigentes, os mecanismos de buscas vão atualizando e priorizam a experiência de quem está absorvendo aquele texto. Esta questão é muito benéfica para quem está frequentemente se profissionalizando e prezando por um alto padrão. 

Por outro lado, pode ser ruim para quem apenas quer fazer o básico para ganhar uma renda extra. Visto que o básico não irá suprir por muito tempo e essa pessoa acabará ficando para trás.
Também não adianta só ler e não colocar em prática, certo?  Anote ideias, analise, crie o artigo e poste para conseguir aumentar as visitas no blog!
 

Antes de ir, recomendo que compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para ajudar mais pessoas a solucionarem dúvidas.

 E se sinta a vontade para tirar suas dúvidas nos comentários!

Veja também

0 comentários

Deixe seu comentário aqui!