-->

5 dicas para capturar leads sem investir em anúncios

by - novembro 19, 2020

Se você parou para analisar, a maioria das grandes marcas te enviam e-mail com uma certa frequência para que você sempre esteja lembrando que elas existem. Não é por acaso, o verdadeiro motivo é que você é um lead no ponto de vista delas.

 

Como capturar leads grátis sem investir

Salve esse pin para ler depois!



O que significa lead?

Lead é um termo conhecido no marketing, que é utilizado para definir um possível cliente em potencial. Aquela pessoa que demonstrou interesse e interagiu com seu produto / negócio, querendo saber mais, baixando um conteúdo gratuito que você criou ou entrando diretamente em contato para mais informações.


Como gerar leads? 

Os especialistas que já possuem uma estrutura sólida na internet costumam capturar leads através de anúncios pagos no Facebook e Instagram. Mas, quero compartilhar algumas formas gratuitas para você que deseja iniciar no e-mail marketing.


Qual a importância de capturar leads?

Acredito que você já tenha deixado para comprar algo depois e acabou no esquecimento. As pessoas são assim, existe todo um processo antes a compra, nem sempre tem confiança na qualidade na marca, dinheiro no momento ou não é sua prioridade.  

Mantendo o contato com essas pessoas você pode nutrir com conteúdo, ofertas, depoimentos de clientes satisfeitos, logo, passará uma boa impressão e estará diminuindo a distância do relacionamento entre vocês e aumentando a possibilidade de vender.

 

Preste atenção nas 5 dicas para capturar leads sem investir:

1- Landing Page 

É uma página que pede o nome e e-mail da pessoa que acessou para manter contato depois, com o intuito de converter aquele indivíduo em cliente. É necessário oferecer alguma informação útil em forma de e-book, mini curso ou vídeo para que a pessoa confie e deixe suas informações para contato. 

As ferramentas que já usei para criar landing page foi o Pagsocial e o Mailchimp.


O Pagsocial é um site que você se cadastra gratuitamente e te dá várias opções, você pode criar uma landing page em troca de capturar e-mail, ter compartilhamentos nas redes sociais ou seguidores.
 

Quando descobri essas possibilidades, adorei o fato de ser grátis e ajudar tanto quem está iniciando sem poder investir em anúncios.

A estratégia que eu uso é unir o Pinterest  e o Pagsocial. Eu crio pins atrativos direcionados para o link do Pagsocial oferecendo um e-book gratuito com informações que interessam aquele público alvo, depois eles acessam e deixam o contato para ter acesso ao material.

Veja abaixo um dos meus testes que fiz e consegui 1.112 leads sem investir absolutamente nada!

Como capturar leads gratuitamente sem investir em anúncios

Salve no Pinterest!



Mailchimp é outro site que além de fazer e-mail marketing gratuitamente, você pode criar landing pages também. Entretanto, prefiro a outra ferramenta que citei por ser mais simples.

Uma observação importante a se fazer é que no Mailchimp você só pode ter até dois mil contatos de e-mails cadastrado lá, se ultrapassar precisa fazer um plano. 

É suficiente para começar e aprender, além do mais, todos nós precisamos investir no nosso negócio para crescer e falta de dinheiro no início não é desculpa para não começar!


2- Pop-ups 

Pop-up é quando você acessa um site e abre uma janela parecida com uma propaganda centralizada ou alguma oferta do proprietário do site. É uma forma de chamar atenção diretamente, porém muitos donos de site preferem evitar por receio de ser invasivo e acabar espantando aquele novo leitor. Vale a pena testar para saber se funciona para você.


3- Tawk.to

É um chat que gratuito que você automatiza. Assim que alguém acessa a sua página ele envia a mensagem que você programou. Essa é a minha principal fonte para captar e-mail do meu público. 

Super útil e simples, com alguns tutoriais na internet você consegue configurar, pois eu fiz tudo isso sozinha.


4-  Formulário de Pesquisa

É possível inserir um formulário de pesquisa nos artigos do seu blog, não precisa ser necessariamente em todos. De maneira os leitores interessados no conteúdo podem responder. 

Pode ser perguntas para avaliar o conteúdo do blog ou para os leitores darem dicas de qual assunto querem saber mais.

Dentro do próprio Google você pode criar um, basta digital Google formulários que logo aparece.


5- Grupos de Whatsapp, Telegram e Facebook

Não é muito utilizado por ser trabalhoso, ou seja, fica a seu critério. É mais interessante para quem já tem uma audiência engajada onde é possível capturar leads em massa. 

Ainda sim é possível procurar grupos no Facebook que sejam sobre o mesmo nicho que o seu, escrever um texto chamativo e convidar as pessoas para entrar no seu grupo de whatsapp ou telegram.

Revelei algumas dicas de ouro, agora é só você colocar as mãos na massa. Para ajudar na divulgação compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais pessoas com essas informações.


Continue a leitura: 

Como aumentar as visitas no blog: 7 dicas comprovadas para ter sucesso

SEO SEM SEGREDOS: Posicione seu site na primeira página do Google 

Dicas para BOMBAR seu perfil e ganhar seguidores no Pinterest  

5 Formas de como gerar renda passiva 


Caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe nos comentários para eu saber!


Veja também

0 comentários

Deixe seu comentário aqui!