-->

30 Ferramentas para Criar Conteúdo Relevante para Blog

by - outubro 15, 2020

 A parte mais complicada de muitas blogueiras é na hora de criar conteúdo, às vezes você já tem a ideia do post, as palavras-chaves mas fica travada na frente da tela do seu computador sem saber como e o que escrever.

Tem dias que nossa criatividade não está funcionando e precisamos de uma ajuda para continuar produzindo. 

30 Ferramentas para criar conteúdo relevante para blog
Repine no Pinterest!

 

Por esse motivo vou te revelar 30 ferramentas para criar conteúdo relevante para blog, e o melhor de tudo é que são gratuitos. Leia até o final e se surpreenda!

 

1- Awnswer the Public

Encontre perguntas que as pessoas pesquisam sobre uma determinada palavra-chave nos mecanismos de busca para responder da melhor forma e agregar valor. Uma das melhores ferramentas gratuitas disponíveis na internet que os profissionais utilizam.

 

2- Ubersuggest

Ferramenta multiuso, onde encontra-se palavras chave mais acessadas, mostra o CPC, dificuldade para ranquear e muito mais. Tenho certeza que você não vai conseguir ficar sem ele depois que conhecer.

 

3- Quora

É um site de respostas e perguntas de vários assuntos, onde você pode divulgar seu conteúdo para ajudar uma pessoa ou perguntar algo para complementar o seu post com novas ideias.

 

4- Google Trends

Mostra os temas buscados mais em alta no momento, facilitando você a ter criatividade e escrever sobre algo que tem mais chance de viralizar naquele momento. Use com moderação e cuidado para não perder o foco.

 

5- Planejador de Palavras-chave  do Google Ads (Google Keyword Planner)

Esse planejador de palavras funciona basicamente como o ubersuggest, ele entrega a quantidade de busca de determinada palavra-chave, entretanto é menos completo.

 

6- Canva

Hora de deixar sua mente fluir é no Canva. Crie imagens de vários tamanhos diferentes, com fontes que combinem, adicione imagens e cores. Utilize a imaginação para fazer as melhores ilustrações possíveis.

 

Confira também ➨ Como ganhar dinheiro com o Canva

 

7- Pinterest

Algumas pessoas supõem que o Pinterest é uma rede social, mas ele é um mecanismo de busca onde você encontra muito conteúdo e também inspirações. Vale a pena você criar uma conta para divulgar seu trabalho e salvar suas ideias.

 

Veja também➨ Dicas para BOMBAR seu Pinterest em pouco tempo

 

8- Keyword Tool

Buscador de palavras-chave para Google, Youtube, Bing, Instagram,Twitter, entre outros.

 

9- Youtube

Você pode assistir um vídeo e transformar em artigo para blog através do conhecimento que adquiriu ou recrutar dúvidas do público desse canal para destrinchar no seu texto. Isso funciona muito para copywriter e pessoas que desejam vender seus produtos sejam eles físicos ou digitais.

 

10- SEMrush

Te ajuda com o SEO, busca de palavra-chave, auditoria do seu site e muito mais. Além disso, no blog tem muitas dicas de como melhorar seu blog.

 

11- Google Docs

É como se fosse um Microsoft Office, só que online e gratuito. Então você pode fazer planilhas, escrever ideias de posts, fazer uma apresentação e muito mais.

 

12- Gerador de Headline

Pode acontecer de você já ter criado um conteúdo incrível, mas na hora de finalizar você não sabe qual título colocar no seu post. É normal esse bloqueio, e você pode usar um gerador de headline para criar seu título de acordo com a sua palavra-chave e adaptar para que faça sentido em relação ao seu texto.

 

13- Dicionário de Sinônimos

Não sei se isso acontece com você, mas eu costumo repetir palavras sem querer e pode ser cansativo para o leitor ver essa palavra várias vezes em curto período de tempo, tornando-se chato e diminuindo o interesse na leitura do seu texto. Por isso é importante revisar e substituir por sinônimos.

 

14- Google Calendar

Para manter uma rotina no seu blog é interessante anotar dias que terão posts e se possível, ter um alerta no seu smartphone para te lembrar dos seus compromissos. O Google Calendar pode te ajudar facilmente com essas tarefas.

 

15- Google 

Sabe quando você escreve uma palavra e o Google completa ou te mostra várias sugestões? Então, essas são buscas realizadas de outras pessoas e podem ser adicionadas no seu texto para ficar mais rico em informação. É possível mostrar essas sugestões tanto na barra de pesquisa quanto no fim da página como mostra a imagem abaixo.

 

como achar palavras chaves no google

16- Language Tool

Essa ferramenta verifica a ortografia e gramática do seu texto, te ajudando a corrigir os possíveis erros. A melhor forma de usar é depois que você já escreveu seu texto inteiro.

 

17- Pixabay

Ilustrações sem direitos autorais para utilizar nos seus projetos de forma gratuita.

 

Leia + ➨ 6 Sites para Baixar Imagens Sem Direitos Autorais

 

18- Pexels

Imagens e vídeos gratuitos para utilizar sem direitos autorais.

 

19- Removebg

Nem sempre gostamos da paisagem de uma imagem, e a melhor maneira de usá-la é removendo o fundo. O Removebg retira o fundo automaticamente de forma prática e rápida, porém pode ocorrer alguns erros.

 

20- Pixlr E

Outra opção para remover fundo e editar foto é o Pixlr, tem várias ferramentas que são mais fáceis de usar do que o Photoshop. 

 

21- Contador de palavras

Recomenda-se que um post no blog tenha no mínimo 300 palavras para ser relevante, apesar de outras pessoas acreditarem que o ideal seria bem mais acima dessa quantidade. Para você mensurar o tamanho do texto é importante utilizar um contador.

 

22- E-mail

Muitos pensam que o e-mail é muito ultrapassado, mas a realidade é que usamos ele para quase tudo. Se queremos logar em alguma conta precisamos de e-mail, recebemos newsletter, ofertas e muito mais. Por que não utilizar para perguntar a opinião do seu público e a dúvida que eles tem sobre algum assunto? Use e abuse dessa oportunidade de manter essa proximidade com quem já te acompanha.

 

23- Tawk.to

Você deve estar se perguntando como capturar leads (e-mail dos visitantes do seu blog), certo? Se eu te dissesse que existe uma forma grátis e automática, você acreditaria? Pois é, existe!

 

Eu utilizo o Tawk.to a mais de um ano no meu blog, é como se fosse um bate-papo automático que você programa a mensagem que vai aparecer para o seu visitante. E se você tiver em mente a estratégia de capturar o e-mail, você pode colocar " Olá, seja bem-vinda(o)! Quer receber mais conteúdos como esse? Deixe seu e-mail aqui" esse é apenas um exemplo, use sua criatividade.

 

24- Grupos de Facebook

Entrar em grupos do seu nicho pode te ajudar a saber a dificuldade e dúvidas das pessoas em relação a um determinado assunto. Use isso a seu favor e crie um conteúdo repleto de dicas que possa ajudar.

 

25- Feedly 

Aplicativo onde você escolhe os assuntos que mais te interessam e ele mostra as notícias da atualidade te deixando por dentro de tudo que está acontecendo no mundo. Funciona em IOS e Android.

 

26- Duplichecker

É utilizado para verificar se existe plágio no texto fornecendo informações em porcentagem e mostrando qual parte do texto é similar ou copiada.

 

27- Keyword Tool Dominator 

Site que te ajuda a escolher palavras chaves mais utilizadas. Para utilizar esse site, é necessário baixar uma extensão usando o navegador Google Chrome.

 

28- Convertio

É um conversor de vídeo, documento e imagem online, onde você pode colocar no formato que for conveniente para você utilizar no momento. 

 

29- Compress.com

Ótimo para comprimir imagens, pois deixa essas imagens mais leves para ser carregadas e dessa forma o leitor não precisa esperar muito para que já comecem aparecer na tela.

 

30 - MindMeister

Crie mapa mental online com o MindMeister muito bom para gravar a tela e fazer um tutorial explicando algum tópico. Porém, se for para baixar pode ser que tenha que pagar, mas caso precise de um mapa mental grátis em forma de foto é só criar o seu no Canva.

 

+ DICAS EXTRAS 

 

Acompanhe blogs estrangeiros

É uma ótima forma de trazer conteúdos novos que quase ninguém abordou e ter até mais chance de viralizar por ser uma das primeiras a falar sobre isso aqui no Brasil.

 

Fique de olho nos concorrentes

Avalie sempre aquele blog que você acompanha e que tem um nicho parecido com o seu. Pode te trazer inspirações e ainda verificar o que está funcionando para engajar esse tipo de público alvo.

 

Analise sempre os seus resultados

O Google Analytics é uma ótima ferramenta para você analisar quantos acessos por dia, mês e ano, quanto tempo aquele usuário passa no seu blog, de que país e muito mais informações interessantes. Já Google Adsense te permite saber quais os posts que rendem mais e se você está evoluindo em questão de ganhos mensais. Somando esses dois sites é possível analisar se sua estratégia de conteúdo está funcionando ou não.

 

SEO é a sua mina de ouro

Não é só criar conteúdo para blog, pois é através do SEO que seu site é encontrado nos mecanismos de buscas, e quanto melhor for o seu trabalho de SEO, melhor será suas posições no Google tendo assim mais acessos.

 

Conclusão

 

Criar conteúdo para blog ou para qualquer outra rede social requer atenção, paciência e ferramentas que te ajudem a ter a melhor performance a cada imagem ou texto publicado.


Em outras palavras, trabalhar na internet é um desafio te fazendo melhorar mais a cada dia para chegar onde você tanto quer.


Acredito que essas ferramentas gratuitas vão mudar totalmente as suas estratégias de criação de conteúdo


Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e repine no seu Pinterest para ajudar mais pessoas.

 


Recomendado: 

Como Criar um Blog Grátis Passo a Passo 
10 Sites para Trabalhar em Casa

 Como receber pagamento do Google Adsense



Veja também

0 comentários

Deixe seu comentário aqui!